quinta-feira, 11 de agosto de 2011

CRER, ESPERAR e AMAR


“Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três, mas o maior destes é o amor. “ I Cor. 13.13 



“As virtudes cristãs — fé, esperança e amor — são virtudes alegres e exuberantes. Elas possuem certa aura de audácia, veja:” 


“O amor perdoa o imperdoável, senão deixa de ser virtude. A esperança não desiste, mesmo em face do desespero, senão deixa de ser virtude. E a fé acredita no inacreditável, senão deixa de ser virtude.” 

G. K. Chesterton 


Tomei emprestado o versículo acima do Ap. Paulo, e também a frase do famoso pastor Chesterton em que ambos ensinam sobre o amor, esperança e fé, a fim de que a minha alma, que é muitas vezes golpeada pelos ventos e ondas da vida, pudesse ouvir, mais uma vez, da boca Daquele que faz com que ventos e ondas se aquietem, o que a vida cristã tem de melhor: FÉ, ESPERANÇA E AMOR. 

O que realmente importa, diz o Ap. Paulo neste capítulo (1 Cor 13) em minha opinião são os três maiores desafios da minha e sua vida cristã: CRER, ESPERAR e AMAR. Crer, esperar e amar soa bonito não é? Pois bem, o Ap. Paulo nos informa, assim como ligamos a TV e recebemos uma notícia que nos chama a atenção: EXTRA!, EXTRA!, O SENHOR JESUS CRISTO INFORMA: O AMOR É O MAIS IMPORTANTE; e eu sei que você já sabe disso, mas o que talvez nós não saibamos é como ele diz neste capítulo que conhecemos e experimentamos esse amor em “partes”, e ele vai além dizendo que há fases, ou características desse amor, um amor sofredor, um amor caridoso, um amor compassivo, um amor que espera, um amor que se alegra com a verdade, um amor que nos faz ser diante de Deus alguma “coisa”, um amor que se manifesta de diversas formas em diversas fases da nossa vida ou tempo. 

Esse amor que ele diz ser a única coisa permanente no universo ou tempo, esse amor que nunca falha, esse amor que diz que tudo aquilo que experimentamos em parte, virá na sua perfeição e nos fará Conhecê-lo face a face, sem intermediários, sem sentimentos que nos dividem em “partes” e nos impedem de viver esse amor perfeito, esse amor que une todas as nossas “partes” e nos faz um com Ele, que nos faz não mais falar como menino, sentir como menino, mas faz acabar com as coisas de menino e sermos Homens. 

O Ap. Paulo nos ensina e informa que para amar em “partes” é necessário ter fé e esperança, parece estranho, mas a mania que a nossa alma tem em tentar ser perfeita em um corpo imperfeito nos traga qualquer possibilidade de amar sem ter fé ou esperança. 

O que ele diz é que para amar “agora” é obrigatório CRER e ESPERAR; crer que o amor que você ama encontrará um coração quebrantado em aceitar o seu amor por ele; esperar tendo esperança que a fé em amar aqueles que não o amam passe da fase de sentir e falar como "menino" e se torne um Homem e veja Aquele que o amou face a face. 

O Senhor Jesus Cristo nos amou assim, crendo que o seu amor nos encontraria e nos constrangeria por escolher nos amar mesmo ainda não o amando, Ele decidiu esperar o seu Amor nos encontrar, pois ele sabia que o Amor realmente “nunca falha”, Ele decidiu: CRER, ESPERAR E AMAR, literalmente e permanentemente (eternamente) Ele decidiu Ser o maior de todos: O AMOR! 

Se você deseja “ser”, já decidiu amar? 

um grande abraço,

André Belotti Lacerda

Nenhum comentário:

Postar um comentário